terça-feira, 7 de agosto de 2012

Artigo de Opinião

O texto é longo mas interessante...cá vai (encontrado numa página benfiquista no FB)!


"Olá caros Benfiquistas!

Tal como vocês sou um apaixonado pelo nosso Sport Lisboa e Benfica e como toda a gente sabe, não tenho como explicar porque simplesmente o sinto!!! Até há uns seis anos atrás (altura em que entrei para o futebol como treinador de camadas jovens), posso dizer, com toda a certeza, que era um doente pelo Benfica e tinha “duas palas” que não me deixavam ver a realidade como ela é.
Desde então fui-me apercebendo do que realmente se passava no Benfica e no mundo benfiquista, que é enorme; tal como um dia Bella Gutmann disse quando lhe perguntaram qual era a mística do Benfica: “Chove? Faz Frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do inferno, por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão, OS ADEPTOS DO BENFICA, atrás da sua equipa! Grande, incomparável, extraordinária massa associativa!”
Acho que não havia melhor maneira de começar o meu primeiro artigo de opinião, como a descrição exata do que é o Benfica, ou seja, é do povo, é nosso, é meu!!! 
Meus caros amigos benfiquistas, acho que com isto consigo mostrar o que realmente sinto pelo Benfica e, por isso mesmo, o quanto eu sofro a ver o que acontece e vai acontecendo com o nosso Benfica. E que melhor altura para falar nisso? Afinal de contas estamos no início do campeonato!
Falando agora de coisas sérias, desde que entrei no futebol, fui reparando como funcionam as “estruturas” e o quanto eles eram organizadas ou não. 
Fui reparando que o único ano em que realmente tivemos uma estrutura muito forte, foi no ano em que o Vieira fez das poucas coisas acertadas no que diz respeito a futebol: contratar alguém capaz para esse departamento, que era José Veiga. Começo por lembrar algumas das promessas que o nosso Presidente começou por fazer: “daqui a uns anos (penso que eram 3) vamos ganhar a Liga dos Campeões; daqui a uns anos (10 penso eu) vamos passar o Real Madrid!” 
Na altura, toda a gente estava entusiasmada, inclusive eu, com a chegada de um homem que era sócio dos três grandes para ver qual deles é que pintava! Ora, o nosso problema, o problema benfiquista começa muito antes de direções ou jogadores e treinadores; começa exatamente na forma como fomos “educados” como benfiquistas que foi exatamente a mesma para todos. Com isto quero dizer que realmente o Benfica é incomparável, somos muito grandes, somos o maior do mundo! E esta é uma das nossas fraquezas, a nossa grandeza, pois não sabemos mesmo lidar com ela! 
Diz-nos a história e a própria experiência de vida que quem tem o complexo da superioridade vai acabar por se dar mal, ainda por cima da forma que o levamos! Temos razões para isso, afinal de contas somos “reis” em Portugal!!! Mas foi então que reparei que a nossa grandeza e complexo de superioridade fez surgir um enorme complexo de inferioridade por parte do Porto. E sabem que mais, isso tornou-os fortes e puxa cada vez mais por eles e a prova disso foi que nós não conseguimos ser campeões no Dragão, mesmo a jogar contra 10 e só era preciso o empate. 
Reparei que o Porto não ganhava só por causa das arbitragens, mas sim por uma estrutura muito forte com um grande líder (corrupto ou não) e que incutiu uma incrível cultura de vitória, mesmo que seja inspirada no ódio. E é exatamente de uma cultura de vitória que estamos a precisar, de encarar jogo a jogo com humildade e com a sensação que temos que dar sempre 100% em todos os jogos, porque ganhar é o objetivo, ponto final. Ganhar porque é o que sabemos fazer. E isso não acontece. Apercebam-se que o complexo de inferioridade e ódio fazem as pequenas massas ficarem mais fortes e unidas, enquanto nas grandes massas (sejam do que forem) são sempre sinal de fraqueza, e nesse aspeto, todos temos que admitir que a culpa é nossa. 
Ainda vivemos dos anos 60 e 70 e do enorme Glorioso! O nosso clube continua a ser glorioso, nada apaga a nossa história e conquistas, mas o nosso departamento de futebol profissional não é glorioso já há muitos anos. Sabem quando é? Quando somos nós os pequeninos! Lembrem-se lá dos jogos da champions deste ano! Esse tem que ser o Benfica e não aquele que treme sempre que vê o Porto à frente! Não temos que ter medo de ninguém como mostramos ter sempre contra o Porto. Atenção, que felizmente, nunca fui um “anti”. Falo do Porto porque é o clube que o Benfica tem medo, e na minha opinião, estupidamente. Medo não temos de ter de ninguém, mas respeito sim! 
Anos e anos a culpar as arbitragens, mas sejamos sinceros, não sei quantos campeonatos já ganharam com mais de 15 pontos de avanço sobre nós e isso não são as arbitragens, são o atirar a toalha ao chão da estrutura do Benfica e dos adeptos. Enquanto culparmos a arbitragem e os apitos dourados, vamos continuar a perder, sim a perder porque ganhar taça da liga é bom para clubes como Braga e Vitória de Guimarães (por exemplo). Vamos continuar a perder porque continuamos a culpar as coisas erradas. 
Retomando o assunto LFV, alguém se lembra de o ter visto nestes dois anos na altura de defender a equipa? É que eu só vi o Jorge Jesus! Que raio de presidente é este que é incapaz de defender o nosso treinador? Mesmo que o treinador esteja mal, a roupa suja lava-se em casa e para a “rua” tem que vir a informação que a casa está serena. Ouço e leio muita gente a falar nas vendas e compras de LFV; quanto às vendas, por muito boas que sejam lembrem-se que elas não trouxeram títulos! Mais uma vez, ao contrário do clube do norte, que por norma vende 2 jogadores cruciais por época e continuam a ganhar e não se vê ninguém a gabar. Já o nosso presidente quando ganha, aparece logo e diz sempre palavras bonitas, tal como o realce que ele dá às vendas que ele fez. Penso que todos nós gostamos muito do Salvio porque é um grande jogador e que fez a diferença quando jogou cá há duas épocas atras, mas será que esta contratação era precisa? Claro que não era, muito menos por 13 milhões. Mas é preciso lembrar que estão a chegar as eleições do Benfica! E claro está, nada melhor do que uma contratação de um jogador que a massa associativa gosta. Ainda estou para ver mesmo como é que as contas do Benfica estão, porque a mim, não me parece que estejam como nos é transmitido! Havia muitas outras histórias sobre o nosso presidente, mas não quero fazer deste artigo um ataque pessoal a LFV, até porque não o é, mas uma simples e realista crítica do seu trabalho, de um benfiquista muito indignado.
Vamos para mais um ano e vejo um Benfica com jogadores a mais e esses com a cabeça confusa e que não é nada bom para as condições de trabalho. Espero ver um Benfica mais guerreiro, mais humilde, com o JJ (melhor treinador da Liga Portuguesa) menos fanfarrão e que este ou um novo presidente que realmente olhe para o Benfica para além dos seus interesses pessoais, porque o Benfica é nosso e nós queremos ganhar!

Não falei do que mais gosto de falar, que é o espetáculo que acontece dentro das quatro linhas, mas achei mais importante chamar os benfiquistas à realidade e quem sabe, a diferença possa começar por aqui!!! 
VAMOS PARA CIMA DELES QUE GLÓRIA É SÓ MAIS UM SIGNIFICADO DE SPORT LISBOA E BENFICA! Saudações Benfiquistas!

J.S."

5 comentários:

  1. os corruptos sem árbitros a ajudar não ganham nada, são factos.

    ResponderEliminar
  2. benfiquistas abram os olhos!!! as eleições estão a chegar (outubro) e então os ataques ao vieira vão ser cada vez mais. muitos deles por supostos benfiquistas que escrevem e depois nem sequer assinam... não se esqueçam que o vieira disse não ao contrato da olivedesportos e o principio do fim do domínio do clube corrupto passa pelo fim do monopólio da sporttv. este inicio de época vai ser muito mau para o Benfica, os árbitros vão tentar arrumar o Benfica da luta pelo titulo até outubro. lembram-se da época 2010/2011 em que no dia 6 de setembro já estávamos arrumados do titulo, com 9 pontos de atraso para o clube da corrupção, à 4 jornada. esta época vai acontecer igual! A equipa do Benfica vai ter de ser fortíssima, lutando contra 14 em todos os jogos e os benfiquistas têm de estar unidos e defender sempre o clube (jogadores, treinador e presidente). Este presidente foi o que mais fez na luta contra a corrupção. Se não lutarmos contra a corrupção nunca conseguiremos ganhar! acordem benfiquistas! pensem pela vossa cabeça! não acreditem no que a comunicação social amestrada vos diz! viva o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois as eleições estão a chegar...e esse não à olivedesportos pode muito bem ser campanha, assim como, estas contratações um pouco desenquadradas.

    De resto tens razão, acho que este ano as tentativas serão mais escancaradas! Acho que será um ano muito, mas muito atribulado!! A ver vamos.

    ResponderEliminar
  4. Um bom artigo que pauta pela sinceridade, Benfiquismo e em muitos aspectos acerta na "muche" como se diz na gíria, mas como tudo na vida nada é perfeito este texto para o ser devia ter partido da realidade de 2000.
    Não devemos nunca esquecer que o clube nessa altura estava practicamente na banca rota e tal como os peritos advocam que uma equipa de futebol se constroi da defesa para o ataque, devemos dar o beneficio da dúvida ao LFV ter usado a mesma táctica para repescar o clube da desgraça.
    Eu que também sinto o Benfica com imensa intensidade, sou de opinão que para combater o eixo do mal instalado no futebol Português temos de ter um clube em 1º lugar e quanto mais o instável financeiramente possível em 2º e os resultados desportivos virão mais tarde - há que ter paciência.
    Se permitimos um criminoso andar a montar uma máfia durante 30 anos não podemos ter pretenções de acabar com a dita em meia dúzia de anos.
    Sim é verdade que tanto o presidente como o treinador muitas vezes enveredam pela fanfarronice que no teatro do desporto só lhes fica mal, mas não conheço nenhum mortal perfeito, por isso eu ACRADITO que devemos fazer uma avaliação global antes de os descartarmos por falharem desportivamente.
    Quanto ao mérito atribuido ao Veiga pelo campeonato ganho, acho excessivo porque na minha óptica foi mais devido ao excesso de temperatura gerado pelo Apito Dourado.
    O maior inimigo do Benfica não é o P C!
    Os maiores inimigos do Benfica são os árbitros e os dirigentes dos clubes que se deixaram corromper pelo P C!

    ResponderEliminar