quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sete Pilares do Benfiquismo - Parte I

Fugindo um pouco à actualidade desportiva que neste momento preenche o tempo de grande parte dos portugueses e em vésperas de mais uns quartos de final de um Europeu, vamos olhar um pouco sobre o outro lado que o Benfica tem.

O actual estado da sociedade em Portugal e um pouco por todo o mundo, dá-nos conta de um sentimento cada vez mais egoística que segue uma linha onde cada vez se dá menos valor à dignidade e ao respeito (acontecimentos como no Polónia-Rússia espelham isso mesmo). Convêm então relembrar que o Benfica é um clube com características singulares que assentam, como o próprio título elucida, em pilares, conhecidos como os 7 pilares do benfiquismo.

Um desses sete pilares é a Unidade e Espirito Comunitário. O Benfica, sempre associado ao povo, tem feito nestes últimos anos um tremendo trabalho comunitário em prol da sociedade portuguesa e que muitas vezes não é valorizado pelas diversas camadas sociais. Estamos mergulhados numa sociedade corrompida onde se dá mais valor ao mal do que ao bem e a prova disso são esses andrades, lagartos, etc., que podemos afirmar com toda a certeza, é mais o ódio ao Benfica que o amor que sentem pelo seu clube.


Daqui parte uma consideração, que é o facto de termos neste tempo que se aproxima a obrigação de nos mantermos unidos e capazes de dar continuidade aos últimos acontecimentos registados, sobretudo no barraco de contumil e na banheira de loures. Provamos através das nossas modalidades a força e coesão necessárias para sermos a Unidade que é obrigatória para derrotar estes antros de corrupção e raiva. Usemos a palavras do grande Javi Garcia que apenas representa o Benfica à três anos e já é capaz de dizer: “Nunca senti tanto um símbolo com o do Benfica, digo-o do fundo do coração!”, é este o espirito que deve ser manifestado. Se ele com apenas de três anos de Benfica diz isto, imaginem a responsabilidade que nós Benfiquistas, temos ao já nascer com o bichinho.

A nossa grande diferença parte da forma como enfrentamos os problemas e lhes damos resposta. Somos sem dúvida providos de um enorme Espirito Comunitário! Melhor exemplo disso? A nossa Fundação Benfica! Dotada de projectos interventivos em muitos dos flagelos sociais que enfrentamos. Projectos, iniciativas e eventos que todos os dias são concretizados e lançados em campanhas devem encher-nos de orgulho e sobretudo de valorização interpessoal. Podemos afirmar que a Fundação Benfica é neste momento uma instituição de referência em Portugal e como o Benfica é um grande clube no mundo o objectivo passa por uma globalização dessa mesma fundação.

Nas palavras do Presidente: “O Benfica existe em função das pessoas e, é exactamente para elas que a Fundação é constituída. A Fundação Benfica deve assumir-se como uma instituição que congrega muitas vontades, que tem de conseguir reunir à sua volta empresas, instituições financeiras, autarquias e, até, outras Fundações. Não podemos desistir da construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais generosa! O Benfica foi, é, e será sempre um clube solidário! Assim sendo, o combate a problemas sociais tem de ser prioritário, assumindo desde já que as crianças serão a nossa principal preocupação. Principal mas não exclusiva, uma vez que, infelizmente, os problemas de exclusão social, de pobreza extrema, de marginalização afectam a todos!”.


P.S. 1- O que se passa com esta comunicação social?? Depois de sermos praticamente "obrigados" a ouvir os abutres da RTP a comentar jogos de futsal, dá-se tempo de antena na TVI ao PPC?? Para ele lá ir e nada de relevante dizer?? Aliás o que poderia ele dizer!?

P.S. 2- O comunicado hoje divulgado pelo sporting é ridículo e prova o LOL de portugal em que estão mergulhados.

P.S. 3- Agradecer o convite por parte dos que "Acarditam" para escrever neste espaço. Veremos se estou à altura do desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário