domingo, 19 de agosto de 2012

Novo Benfica, Velhos hábitos.

A tradição ainda é o que é era, e o Benfica continua sem ganhar para a primeira jornada da liga á 8 anos consecutivos e o braga continua sem ganhar na luz, isto tudo para a euforia dos comentadores SporcoTV, que fizeram a questão durante o jogo todo de relatar tal facto, ainda irei assistir ao dia que o Benfica estará a ganhar 5-0 a 1 minuto do final e estes senhores irão esperar uma hecatombe de modo a que o Maior não ganhe.

Agora falando um pouco mais a sério e avaliando o desempenho geral e individual da equipa ontem:

Equipa: Ano novo mas as coisas continuam mais ou menos iguais, a táctica mantém-se a esperada 4-2-4 (4-4-2 qnd defende) sem Aimar e 4-2-1-3 (4-2-3-1 quando defende) com Aimar, a dinâmica da equipa pareceu-me interessante para o inicio de época, mas é algo que o Benfica de Jesus já nos vem habituando, entradas a todo o gás no campeonato, a equipa pareceu-me relativamente bem entrosada muito devendo-se ao facto de que apenas dois jogadores novos na equipa (Melgarejo e Salvio), a capacidade de saída para ataques rápidos continua lá e a capacidade para ter a defesa apanhada em contra-pé constantemente também, muito pouco mudou em relação as épocas anteriores e sinceramente espero um desfecho muito idêntico ao dos últimos anos...

Novidades a nivel de desempenho global:
- Positiva: Temos novidades nas bolas paradas, parece que o Jesus foi iluminado e ontem demonstrou mais 2 ou 3 maneiras diferentes de criar perigo através destas jogadas.
- Negativa: o brutal desequilíbrio defensivo de jogar com Melgarejo (esforçado mas inexperiente) e Maxi e a incapacidade de encontrar alternativas ofensivas (Ninguém sabe chutar fora da área?).

Análise individual:

Artur: Mais nervoso que o normal, a falhar diversas reposições de bola, uma das quais podia ter comprometido mesmo a sério. Dentro de postes correspondeu sempre que foi chamado, e sem culpa nenhuma nos dois golos.

Maxi Pereira: Apresentou-se algo nervoso também principalmente após o amarelo visto sobre a "falta" ao "Sou melhor co Witsel por isso quero jogar", pareceu-me pouco incisivo no ataque e lento a recuperar na defesa, o cruzamento para o 1º golo adversário parte do seu lado, sem quase oposição nenhuma.

Luisão e Garay: Ambos ao mesmo nivel de sempre, dupla fantástica e sem culpa alguma nos golos, limparam o que havia para limpar e Garay ainda dá o extra de saber sair a jogar e ter uma colocação brutal no passe longo. Luisão muito Utilizado nas bolas paradas ofensivas e conseguiu fazer quase sempre o seu "papel" de maneira eficaz.

Melgarejo : Se estava nervoso, por todas as razões possiveis, (estreia no benfica, 1º no estádio da luz e a Defesa esquerdo), claramente o responsável directo pela perda de pontos ontem, autogolo e mau alivio deitaram por agua tudo o que tinha feito até ao momento, que até estava a considerar um jogo positivo, soube estar em sempre em linha com a restante defesa, jogou muito e bem na antecipação e ainda ajudou no ataque com grande disponibilidade (viu-o mais vezes lá frente ontem de que o Emerson numa época inteira), depois de dois erros enormes e quase consecutivos, o rapaz lá conseguiu recuperar e fez um final de jogo razoável, nem todos são Coentrões mas eu até tenho alguma esperança neste rapaz (espero não me enganar).

Javi Garcia : O que fazer se este senhor se magoar ou sair do Benfica, o verdadeiro pêndolo da equipa e um verdadeiro bombeiro, em todo o lado a qualquer hora, ontem conteve-se a nivel da agressividade que costuma dar em cada lance que disputa, mas nem por isso deixou de ser eficaz como de costume.

Witsel: É impressionante como o homem não perde uma bola e muito raramente falha passes, foi sem duvida um achado no mercado do ano passado e que infelizmente vai render muitos milhões num futuro próximo (por mim ficava cá o resto da vida), ontem claramente a jogar maior parte do tempo mais recuado, não foi tão influente a nível ofensivo como estamos á espera, mas as opções técnicas assim o obrigaram. 

Sálvio: Além de considerar excessiva esta contratação (Enzo Perez, Ola John e Yannick ja cá andavam), é sem duvida o melhor dos 4, e provavelmente é o unico extremo "á antiga" que temos, mais nenhum na equipa tem a capacidade de ir á linha cruzar, além disso joga simples, e sabe aparecer em terrenos interiores  quando o jogo se desenrola no corredor contrário, Contratação muito positiva mas possivelmente excessiva. 

Bruno César: A desempenhar um papel que provavelmente nem ele sabe muito bem qual era, ao que me pareceu foi, jogas a 10 e descaís pra a linha (esquerda) ao mesmo tempo, pareceu-me aparecer muitas vezes no lugar errado á hora errada, não deu profundidade ao jogo e nem soube ser o 10 quando mais precisávamos  parece-me que a má exibição deve-se mais á tarefa/posições em que foi colocado do que propriamente á sua evidente qualidade. 

Rodrigo: Pouco a pouco está a aparecer o Rodrigo Pré-entrada de Bruto Alves, a alegria, velocidade e agilidade que mostra em cada lance são realmente emotivos, mas ainda falta-lhe alguma capacidade competitiva, não tem ainda andamento para os 90 minutos, mas realmente precisa de jogar, ganhar confiança e atitude competitiva para se tornar um mais valia, este rapaz irá juntamente com Witsel render muitos milhões num futuro próximo (Infelizmente para a equipa). Faz uma assistencia e mais 3 ou 4 rasgos interessantes, precisa de fazer mais e tem qualidade para isso.

Cardozo: Sexta época a serviço do Benfica e continua o mal amado entro os adeptos, isto tudo porque MARCA golos, não é nenhum primor técnico, não tem velocidade nem capacidade de choque, mas só que não vê os jogos é que pode dizer que ele não se esforça e dá tudo o que tem. Ontem apenas ganhou um penalti e converteu-o e tem importância extrema no primeiro golo, Ele está lá para marcar Golos, é para isso que lhe pagam e é para isso que ele serve, se querem ver malabaristas vão ao circo ou á Fifa street Football, no futebol de 11 o que interessa é por a redondinha lá dentro, e ele ontem po-la lá uma vez e foi importante na outra que entrou.

Suplentes: Nenhum dos suplentes que entrou trouxe algo de diferente á equipa, profundidade, posse de bola , qualidade de passe, na minha opinião foram todas erradas e em timing desprezível (algo que ja vem sido habitual na era Jesus.

Aimar: Claramente longe da sua melhor forma física, tentou dar alguma estabilidade ao meio campo, repovoou o meio campo mas acabou por deixar o Cardozo sozinho lá na frente. Melhores jogos viram, com melhores índices físicos.

Nolito: Uma sombra do que toda a gente espera dele, enrolou demasiado, partiu sempre para a jogada individual e sem sucesso e nunca soube jogar simples, se juntar-mos a isso uma catrafada de passes falhados e falta de intensidade de jogo temos a receita do que foi o Nolito ontem. Positivo ajudou o Melgarejo em acção defensiva.

Enzo Perez: Acusou demasiado a pressão do primeiro jogo, pareceu muito preso e com medo de arriscar, tentou jogar de forma certinha quando precisávamos de um desequilibrador, vitima da táctica e do bloco baixo do Braga, também não trouxe nada de novo á equipa. P.s. Ganhou o Livre que deu origem ao Penalti do segundo golo.

Jorge Jesus: Muito se diz e comenta-se acerca de JJ, o problema é quando as opiniões se tornam cada vez mais homogéneas, nas suas equipas há sempre claramente 4 a defender (contando com Artur) e os restantes a atacar, o desequilíbrio defensivo é algo preocupante e que de vez enquanto passa despercebido no campeonato porque a maioria das equipas joga em bloco baixo com 1 ou 2 gajos a correr lá na frente, mesmo assim em muitos jogos passas-se por calafrios, Jorge Jesus vitima da sua própria teimosia e incapacidade de inovar (sem ser nas bolas paradas), equipas demasiado previsíveis e sem soluções quando o "autocarro" estaciona, este ano está sobre pressão extra, visto que tetra na Taça da Cerveja não é suficiente para uma equipa para o Benfica e este ano há eleições, logo ou muita coisa muda e já na próxima jornada ou em Dezembro o timoneiro pode bem ser outro, a politica de contratações miserável com 8 jogadores que podem jogar nas alas, depois de 20milhoes gastos em dois jogadores para a mesma posição em que já havia excedentes (sem desprezar o valor dos mesmos), continuamos sem alternativa a Maxi e a Javi, e jogamos com um lateral esquerdo adaptado. A máxima de que o Ataque ganha jogos e a Defesa ganha campeonatos, nunca foi tão verdade, e temos o ano passado como prova, exibições excelentes e com ataque desconcertante e com uma defesa frágil, fomos provavelmente quem melhor futebol praticou mas o Caneco foi bater a quem melhor sabe puxar os cordelinhos.



4 comentários:

  1. Tanta asneira na língua portuguesa, como é possível?

    ResponderEliminar
  2. Deves Ser Professor de Portugues desempregado, por isso passas o teu tempo a corrigir blogs, como "professor" faz algo construtivo em vez de destrutivo.

    ResponderEliminar
  3. Segundo isto nao é uma aula de Portugues, e as maravilhas da Blogesfera permitem que cada um escreva como quer, como sabe e com a vontade que bem entende escrever, sem ter de utilizar correctores de automáticos de texto, ora se o Senhor nao gosta, nao leia e se acha que nao é util nao comente, alguem pode ler e achar interessante. E já agora que parece tao sábio, deve trabalhar para a Microsoft como Project Manager para a correccao automática de texto do Microsoft Word.

    ResponderEliminar