sexta-feira, 8 de junho de 2012

Euro 2012 o que esperar?

Hoje dará inicio um do maiores torneios internacionais de futebol, ao que muita gente apelidada de um mundial sem Brasil e Argentina (queiramos sim ou não faz todo o sentido), todos nós esperamos que seja um fartote de bom futebol e que a nossa selecção lá se safe do grupo da morte e de uma alegria ao já excessivamente deprimido povo português (e se trocássemos o perdão da divida pela Alemanha em troca de não jogar-mos com a equipa titular, aí sim iam estar realmente a ajudar o país, ao invés de irem para hotéis de 40mil á noite), a verdade é, por muito má que a nossa equipa seja nós "Acarditamos" sempre, mesmo que digamos ao contrário, por isso........ "FORCA PORTUGAL".

Agora passemos a uma análise mais precisa do torneio, como já foi referido o jogo inicial terá inicio hoje ás 17h00 no estádio Stadion Narodowy - Varsóvia (Capital da Polónia) em que a equipa local (Polónia) irá defrontar a Grécia, espera-se uma grande cerimónia de abertura ao belo estilo dos ultimas competicoes internacionais mas desta vez teremos muito provavelmente belos cantos racistas, apagoes e pancadaria da grande nas bancadas.

(Irei fazer o meu melhor para analisar cada equipa/jogo durante o torneio, isto sempre que a minha actividade profissional/pessoal o permitir).

Análise Pré-jogo

Equipas:

Polónia:

Jogadores Chave

Wojciech Szczesny - Guarda-redes titular do Arsenal de Londres, além de ser um jovem de 22 anos, tem vindo a desenvolver um trabalho interessante, numa equipa em que a defesa da equipa é claramente o sector mais limitado. Pontos fortes : Tem óptimos reflexos, sabe jogar com os pés, titular de uma equipa de classe mundial. Pontos Fracos: qualidade inferior quando sobre pressão, falta de concentração em momentos chave, frágil nos cruzamentos.

Jakub Błaszczykowski - Médio direito do Borussia de Dortmund, equipa Bi-campeã alemã tem 25anos, é um verdadeiro todo o terreno que jogará na linha mas pode fazer uma posição mais interior. Pontos fortes : Resistência impressionaste, velocidade, forte mentalmente. Pontos Fracos : Limitado no capitulo do passe, nomeadamente em cruzamentos.

Robert Lewandowski - Avançado centro do Borussia de Dortmund, tem 23 anos, e foi uma das maiores revelacoes do campeonato germânico este ano, relegando para o banco Lucas Barrios titular do Paraguai. Pontos Fortes : Atléticamente possante, técnica acima da média e capacidade goleadora. Pontos Fracos: alguma limitação/vontade de defender, dificuldade em conduzir o ataque (mas mortífero dentro da área).

Treinador:

Franciszek Smuda - Para mim o maior handicap desta equipa, é um treinador experiente a nível nacional (polónia), que conta com apenas 3 títulos nacionais no seu currículo. A sua pouca experiência internacional poderá se revelar algo perigoso nos momentos decisivos e poderá errar bastante sobre pressão, não é unamimamente adorado pelo povo, podendo então o factor casa jogar mais como desvantagem do que como vantagem. Estilo: 4-2-3-1 essencialmente jogará em contra-ataque, com as suas enormes torres lá trás e a explorar a velocidade dos alas "Kuba" e Peszko, para porem a bola á mercê de Lewandowski, o ponto fraco desta selecção é claramente a dupla de centrais, que como mandam as regras de Leste, são lentos, maus técnicamente e altos.

Grécia:

Jogadores Chave

Giorgos Karagounis - O ainda numero 10 desta selecção e um dos jogadores mais importantes tem neste momento 35 anos, continua a ser o jogador que nos habituou, um verdadeiro gladiador com cérebro. Pontos Fortes : Experiência, qualidade de passe, inteligencia de jogo, capacidade de liderança. Pontos Fracos : Essencialmente a sua capacidade física, velocidade

Kostas Katsouranis - Provavelmente um dos primeiros box-to-box com qualidade que vi jogar a em Portugal, acima da média atacar, e excelente a defender, todos se lembram dele no Benfica e a diferença e equilíbrio que dava ao meio campo, sendo sempre mais um a defender e mais um a atacar.
Pontos Fortes: Posicionamento, Jogo aéreo defensivo e ofensivo, joga simples. Pontos Fracos: como o companheiro de meio campo, a sua bitola física já não é a mesma e os minutos iram acabar por pesar nas pernas.

Georgios Samaras - Será na minha opinião o avançado titular, fez a sua carreira essencialmente fora do país por Inglaterra e Escócia, muito habituado ao jogo físico e a centrais lentos, será uma quebra cabeça para a defesa Polaca. Pontos Fortes: bom jogador de área mesmo não sendo um finalizado nato, jogador de equipa. Pontos Fracos: ineficácia ofensiva, limitado no capitulo dos passes.

Treinador:

Fernando Santos: Foi durante anos a fio o melhor treinador do campeonato grego, passando por diversas formacoes daquele país e sempre com resultados acima do esperado na minha opinião é o ponto forte desta selecção, tem boa cultura táctica e normalmente consegue aproveitar os poucos recursos que tem. Irá provavelmente jogar no seu habitual 4-2-3-1 adaptado ao estilo de contra-ataque grego, a vitória grega em 2004 irá evitar o factor "surpresa" pelo que terá um trabalho difícil pela frente, visto a qualidade individual grega estar muito limitada, o segredo passará sempre pelo trabalho de equipa e capacidade de sofrer. Katsouranis e Karagounis podem dar muita experiência e qualidade á equipa mas por quanto tempo? 60minutos? Na minha opinião é a equipa mais fraca do grupo, mas isto é um europeu e qualquer coisa pode acontecer.

Antevisao : Equipas essencialmente vocacionadas para o contra-ataque e com tácticas muito semelhantes, será um jogo de muita luta ao meio campo em que apenas uma jogada estudada ou um rasgo de imaginação poderá ditar um resultado diferente do 0-0, jogará a Polónia com mais medo de perder do que com ambição para ganhar, e a Grécia sabendo das suas limitacoes, irá ficar apenas na expectativa, no entanto existem 90minutos e tudo poderá acontecer de maneira diferente
.
Prognóstico: Polónia 0-0 Grécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário