quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corruption Goes Global


O dia de Hoje marca um ponto de viragem no futebol Português, pois foi aprovado em sede de Liga, a possibilidade de contratar árbitros estrangeiros para os jogos dos campeonatos de futebol profissional. Ao fim de muitos anos e após muita tinta correr nesses diários, este projecto tornou-se realidade, pecando apenas por tarde esta decisão. É interessante no entanto verificar que se tornou possível não quando se mais falava de trazer árbitros estrangeiros mas sim quando se queria árbitros profissionais, vindo assim a liga tapar o sol com a peneira / atirar ainda mais areia para a cara dos adeptos de futebol. Quanto muitos podem pensar que árbitros estrangeiros serão mais competentes que os "nacionais", pensemos que ainda recentemente foi uma equipa de arbitragem lusa a dirigir um dos encontros mais importantes da época futebolística europeia, e diga-se de passagem que o trabalho desempenhado nesse particular roçou o perfeito. A questão presente aqui é, o campeonato português é mais exigente que a final da liga dos campeões e de tal modo os árbitros estão sobre pressão e logo irão falhar mais?, ou será que existe dolo e premeditação  nos actos? ainda me vem á memória o fora de jogo escandaloso do Maicon num lance de bola parada e comparo-o com os fora de jogos milimétricos (Ribery na cara do Cech) e tão bem assinalados durante a final da champions, (chego mesmo a conclusão que um SLBenfica vs  FCorruptosP é muito mais exigente do que o resto). 
No meu ponto de vista seria muito mais importante e útil a profissionalização dos árbitros, ora então vejamos, os clubes são profissionais, os jogadores são profissionais, os treinadores, preparadores, fisioterapeutas, administradores, maqueiros, bombeiros, policias, etc... e vejamos o gajo que mais poder tem dentro de campo é "amador", no meu ponto de vista isto pode ser comparado com um gajo na sala de cirurgia com toda a equipa pré, durante e pós operatório extremamente profissional e depois no fim ser operado pelo talhante lá do bairro. ou sei lá ter um país tipo a Alemanha ou os USA, governados pelo Zé Socas. O motivo da não profissionalização não é 100% evidente, mas toda a gente tem 99.9% de certeza de que se trata, os meninos ao não serem profissionais, não podem ser condenados por má prática profissional, ou seja podem fazer a porcalhice/trafulhice que quiserem e que no pior das situações ficam meia dúzia de jogos a arbitrar nas distritais e ja ninguém se lembra, caso se fossem profissionais, aí a musica era outra e provavelmente poderiam vir a ser condenados civilmente por má prática profissional.
A profissionalização é necessária e urgente, mas só aos grandes senhores é que isto não interessa pois podem controlar as suas marionetas ao sabor do vento e jogar os dados da maneira que quiserem. 
Agora esperemos pela decisão final da federação que em nada deverá ser oposta à da liga.

1 comentário:

  1. A aprovação de árbitros estrangeiros apitarem jogos da nossa liga, no meu entender é uma mais valia para os jogos mais importantes, pois retira a pressão sobre os "nossos" árbitros amadores como tu bem disseste. Apesar de não estar a ver um Howard Webb vir apitar um Benfica-corruptos...
    Espero que esta aprovação tenha a ressalva de árbitros de qualidade comprovada. Sendo verdade que até aqui pode falhar, pois aos olhos da UEFA o Pedro "Brilhantina" Proença é muitíssimo bom avaliando o trabalho na final da champions (e verdade seja dita, fez uma arbitragem a roçar a perfeição).

    É esperar para ver o que vai sair daqui, faltando como sabemos, a palavra final do Fernando das Facturas para que a ideia vá em frente. Tenho para mim que se o Bufento não quiser que isto se realize a Federação dos serventes e dos vassalos irá chumbar.

    ResponderEliminar